Qual a diferença entre Psiquiatra e Psicólogo
- Roberta Mastromauro
- 2 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de set. de 2025

Quando buscamos cuidar da saúde mental, é comum surgir a dúvida: “Devo procurar um psiquiatra ou um psicólogo?” Ambos trabalham para o bem-estar emocional, mas de formas diferentes — e muitas vezes complementares.
Psiquiatra
O psiquiatra é médico especializado em saúde mental. Pode solicitar exames, prescrever medicamentos quando necessários e acompanhar condições como depressão, ansiedade, transtorno bipolar, TDAH, entre outras.
Psicólogo
O psicólogo é formado em Psicologia e atua principalmente por meio da psicoterapia, ajudando a compreender emoções, pensamentos e comportamentos, fortalecendo recursos internos e promovendo autoconhecimento.
E na prática?
Procure um psicólogo se você busca apoio emocional, quer entender melhor a si mesmo ou lidar com situações difíceis do dia a dia.
Procure um psiquiatra se os sintomas estão muito intensos, trazem prejuízos para sua vida ou se há necessidade de avaliação médica e, possivelmente, medicação.
O melhor caminho
Muitas vezes, o cuidado mais completo acontece quando psiquiatra e psicólogo trabalham juntos. Um cuida da parte médica, o outro da psicoterapia — e você ganha em qualidade de vida.
Psiquiatras e psicólogos não são concorrentes — são aliados. Cada um contribui com sua formação e perspectiva, mas o objetivo é o mesmo: cuidar da saúde mental e promover qualidade de vida.
✨ Cuidar da mente é cuidar de toda a vida. Se você sente que precisa de ajuda, não espere: procurar um profissional é um ato de coragem e cuidado consigo mesmo.



Comentários